A manutenção de ar condicionado é uma das tarefas mais importantes que deve ser realizada periodicamente para garantir o funcionamento correto do aparelho, garantir a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde das pessoas que frequentam o ambiente. Inclusive, a Lei 13.589/2018 determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

Por isso, apresentamos este artigo para desmistificar algumas questões simples, porém essenciais, que acabam otimizando o uso do seu equipamento para garantir o seu bom funcionamento, gerando todo o conforto e o bem estar esperado de um bom ar condicionado. Boa leitura. 

Você sabe quais são os tipos de manutenção de ar condicionado e quando realizá-las?

Existem basicamente dois tipos de manutenção de ar condicionado: a preventiva e a corretiva. A manutenção preventiva é realizada regularmente para evitar problemas e falhas no aparelho, enquanto a manutenção corretiva é realizada para corrigir problemas já existentes.

A manutenção preventiva é uma medida importante para garantir a durabilidade e a eficiência do  ar condicionado, devendo ser realizada pelo menos uma vez por ano, e, em alguns casos, pode ser necessária uma frequência maior. O objetivo aqui é evitar que o equipamento apresente falhas ou interrupções no seu funcionamento, o que pode levar a problemas como aumento do consumo de energia, redução da vida útil do aparelho e riscos à saúde. Ela é composta por uma série de atividades, tais como a limpeza dos filtros, a verificação do nível de gás refrigerante, a inspeção das tubulações e a checagem dos componentes elétricos e mecânicos.

Já a manutenção corretiva é realizada quando o equipamento apresenta falhas ou problemas que impedem o seu funcionamento correto. Esse tipo de manutenção é necessária para reparar as falhas e garantir o funcionamento do ar condicionado. Geralmente, ela se faz necessária quando a manutenção preventiva não foi realizada regularmente, ou quando a vida útil do equipamento já está próxima do fim. Quando ocorre uma falha no ar condicionado, é importante que a manutenção corretiva seja realizada o mais rápido possível, pois isso pode evitar que o problema se agrave e se torne ainda mais difícil e caro de ser corrigido.

Os principais sinais de que um ar condicionado precisa de manutenção corretiva incluem ruídos incomuns, vazamentos de água, falta de refrigeração, entre outros. Quando esses sinais são notados, é importante entrar em contato com uma empresa especializada em manutenção de ar condicionado para avaliar o problema e corrigi-lo o mais rápido possível.

A STR Service tem a solução ideal quando se trata de manutenção de ar condicionado!

Oferecemos aos nossos clientes opções de manutenção de ar condicionado tanto preventivas quanto corretivas. Por meio do contrato de manutenção preventiva, nossos técnicos realizam visitas periódicas a fim de verificar o funcionamento do conjunto de peças, evitando possíveis falhas no aparelho. Além disso, também proporcionamos visitas técnicas emergenciais que, basicamente, são designadas à solução de problemas de caráter pontual. Dessa forma, podemos garantir aos nossos clientes que seu ar condicionado sempre estará em perfeitas condições de uso. 😉

Gostou do conteúdo? Solicite um orçamento e veja como as nossas soluções podem impactar positivamente no seu dia a dia, seja no âmbito residencial quanto no comercial. A gente cuida de você!