A renovação de ar é fundamental para manter a qualidade do ar em ambientes fechados, especialmente após a pandemia do Covid-19. Trata-se do processo de substituição do ar antigo e viciado por ar fresco e limpo, por meio do uso de aparelhos de ar condicionado adequados. Com a renovação de ar, é possível reduzir a concentração de poluentes e agentes infecciosos no ambiente, melhorando a saúde e o bem-estar das pessoas que frequentam o espaço. Por isso, é essencial que os proprietários de imóveis e responsáveis pela manutenção dos equipamentos de climatização estejam atentos à importância da renovação de ar e realizem a sua manutenção regularmente.

O que diz a Anvisa sobre a renovação de ar? 

A renovação de ar está entre os parâmetros fiscalizados pela ANVISA, possuindo um Valor Máximo Recomendável de taxa de renovação de ar em ambientes climatizados de 27 m³ /hora/pessoa. Mas em ambientes com alto fluxo de pessoas circulando esta taxa de renovação deve ser de 17 m³ /hora/pessoa, é extremamente proibido que os  níveis de CO 2 sejam  iguais ou superiores a £ 1000 ppm. 

Para regular isso no Brasil existe a  Resolução RE 09, 2003, onde a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu os padrões citados acima, para  os padrões da qualidade do ar climatizado de locais de uso público e coletivo, onde através de vistorias são avaliados os parâmetros que determinam se um ambiente climatizado se encontra em condições não prejudiciais a saúde pública. 

Benefícios da renovação de ar para a saúde

Além dos riscos de contaminação por vírus e partículas tóxicas, a falta de renovação de ar em ambientes fechados pode ter uma série de consequências negativas para a saúde das pessoas que frequentam o espaço. A longo prazo, a exposição a ambientes com ar viciado pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias, como bronquite, rinite e asma, além de agravar quadros já existentes dessas doenças.

Outros problemas de saúde relacionados à baixa qualidade do ar incluem dores de cabeça, tonturas, náuseas, fadiga e irritação nos olhos, nariz e garganta. Em ambientes de trabalho, a falta de renovação de ar pode afetar a produtividade e o bem-estar dos funcionários, aumentando a incidência de faltas e licenças médicas.

Por outro lado, garantir a renovação adequada do ar traz inúmeros benefícios para a saúde. A circulação do ar fresco ajuda a manter a umidade adequada no ambiente, o que é fundamental para prevenir o ressecamento das mucosas e a irritação das vias respiratórias. Além disso, a renovação de ar reduz a concentração de partículas contaminantes e poluentes, melhorando a qualidade do ar e diminuindo a incidência de alergias e doenças respiratórias.

Como ocorre a renovação de ar?

Existem duas maneiras. Se estamos falando em ambientes com pouca circulação de pessoas como uma residência,  um simples gesto de abrir e fechar janelas e portas já basta para a renovação do ar.

Agora, caso estejamos falando de locais grandes e com muita  circulação de pessoas como empresas, fábricas, hospitais, etc, não basta apenas abrir e fechar janelas, já que a quantidade de pessoas por metro quadrado é muito maior. 

Para estes tipos de locais, a ANVISA recomenda sistemas que são projetados exclusivamente para a troca do ar. Ah, e se caso a sua empresa ainda não possui este sistema, entre em contato conosco e realizamos um projeto exclusivo para você. Vale ressaltar que não existe um tempo adequado para que o ar seja renovado, o tempo varia de acordo com com o tamanho do ambiente e do fluxo de pessoas.

Por isso indicamos um dos nossos técnicos especializados em troca de ar para realizar o seu projeto. Entre em contato hoje mesmo e fale com um de nossos especialistas para agendar a renovação de ar no seu local.